quarta-feira, 3 de março de 2010

GERAÇÃO SEX AND THE CITY E SEUS CLICHÊS

Ontem estava tendo um papo cabeça com um amigo que proferiu a a seguinte afirmação: "As mulheres da sua geração estão ficando sozinhas e infelizes por seguirem novos clichês como os propagados pelo seriado Sex and the City". Bom, no ínício fiquei na defensiva, mas a conversa durou horas e eu queria ter a opornidade de entender como um homem casado da minha idade 'vê' esta geração de mulheres que hoje se encontram com 30 ou 40 anos (na verdade, enquanto conversávamos eu pensava: "Isto vai dar um postagem no blog, com certeza!!!!"). 
Primeiro concordamos com o que seria a definição para clichê: uma coisa que todo mundo toma como certo, uma ideia que de tanto propagada e difundida acaba caindo no senso comum. Vamos contextualizar com um exemplo do universo masculino: a geração dos nossos pais propagou o clichê de que ter uma amante era algo importante, era coisa de homem .... nem todos aderiram a esta ideia, alguns sempre quiseram ter amantes e se beneficiaram com este cliche enquanto outros acabaram tendo amantes porque todo mundo tinha e não queria ficar de fora. Este amigo comentou que na empresa onde trabalha todos os diretores com altos cargos coorporativos literalmente trocaram suas mulheres de 40 por uma de 20. É como se fosse uma vergonha pro cara que já tem 50 ficar com a mulher que o acompanhou durante todos os momentos difícies de sua carreira, ele tem que trocar a 'velhinha' por um 'novinha'.
Bom, entedido o uso do termo, passamos a pensar no que ele chamou de 'novos clichês Sex and the City' para o universo feminino. Segundo ele, as mulheres de 30 e 40 estão iludidas com a ideia de que, ao chegar aos 30, elas devem reavaliar sua vida e aproveitar para dar uma guinada antes que seja 'tarde de mais'. Entre os vários novos clichês, ele destacou alguns: 1) mulher no auge da minha vida sexual + marido no auge da vida profissional = amante para dar conta; 2) mulher consegue dar conta de tudo, vida profissional, vida sexual, casa limpinha, roupa lavada, filhos emocionalmente estáveis; 3) mulher que quer um homem sensível, mas que não dá conta da fragilidade masculina, acha o cara frouxo, entre outras; 4) mulher que quer que o cara seja perfeito enquanto ela mesma não precisa ser, entre outras.
Nossa discussão foi longe, questionei: "Então toda mulher que trai ou larga do marido, é por que se deixou levar por um clichê?". Ele respondeu: "Não todas, mas já presenciei separações nas quais as únicas explicações eram pautados em clichês masculinos e femininos."
Puxa, a conversa acabou ficando densa demais .... mas foi interessante. No fim, entendi o seu ponto de vista, posso não concordar plenamente mas acho que há realmente novos clichês impostos pela sociedade à mulheres da minha geração e o seriado Sex and the City (QUE EU ADOROOO!!!!) foi realmente precursor de algumas mudanças. E vcs leitores? O que acham? Quais são os novos clichês? Quão influenciadas estamos em relação a eles? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário