quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ENSINAMENTOS DE GURU

Tenho uma amiga muito querida que esteve ao meu lado em momentos de dificuldade. Na tentativa de me ajudar a superar esta fase, ela me mandava e-mails com seus ENSINAMENTOS DE GURU. O que era pra ser uma brincadeira, uma tentativa de me animar, acabou se tornando um forte elo entre nós porque através destas mensagens ela demonstrava o carinho que sentia por mim, e isto era o que eu mais precisava naquele momento. Seguem seus ensinamentos:

1) ENGULA O CHORO
Entenda que chorar é importante sim mas o choro acaba com a gente... incha o olho, entope o nariz, dá dor de cabeça e de nada adianta... tem que ter ação. Então depois que você chorou tudo o que precisava (não mais do que 2 ou 3 dias) vire a página e parta para a ação... afinal, o choro já tirou toda sua energia e já é hora de passar para atos concretos para sair da situação crítica. Daí vc decide: se a situação tem "remédio", vá e tome o remédio, resolva a situação. Se não tem remédio, ou vc morre ou busca tratamentos alternativos para se curar. Há horas em que temos que ser práticas e virar a página né. Reação!!! Engolir o choro é o "ponto da virada".
2) SEJA MAIS ASSERTIVA
Aprenda que não dá pra ser morno... tem que ser quente ou frio... morno nunca... É sim ou é não e é necessário apresentar argumentos para cada opção. Tenho exercitado isso diariamente porque sempre fui o tipo de pessoa que tem dificuldade de dizer não. Então estou treinando assertividade... ser assertivo é se posicionar frente a cada situação com firmeza...
3) SURPREENDA AS PESSOAS DANDO A "OUTRA FACE"
Já vivi situações em que fui humilhada, incompreendida, mal interpretada, mal falada. Discuti, briguei, esperneei, chorei, fiquei noites sem dormir me sentindo injustiçada. A primeira reação é sempre querer dar o troco na mesma moeda... Um certo dia percebi que a verdade sempre aparece e faz as pessoas enxergarem quem realmente somos ou quais eram nossas intenções (geralmente boas e nobres) numa determinada situação. Isso aconteceu várias vezes em minha vida. Aí eu passei a relaxar e a tratar MUITO BEM E CADA VEZ MELHOR justamente as pessoas que me fizeram sofrer, ou seja, dei a outra face pra pessoa bater depois de já ter apanhado um bocado. Sabe o que aconteceu? Bem, através de atitudes e não mais de palavras, consegui provar quem sou. Só pra dar um exemplo, trabalhei com uma pessoa que me odiava. Para ela era um sacrifício chegar de manhã e ter que dividir a sala comigo... afinal, eu sou perfeccionista (já melhorei muito porque a vida ensina que as vezes isso é defeito), gosto de encantar as pessoas e por isso sempre faço um algo a mais, dando meu toque pessoal tanto no meu trabalho quanto com a família e as vezes consigo até fazer com os amigos. Bem, depois de muito stress, após 3 anos essa pessoa chegou para mim e disse: "É, até que você é uma pessoa boa e justa."
4) ABSTRAIR
Abstrair, ah abstrair é meu verbo favorito... abstrair é significa se distanciar do problema, não tomar qualquer decisão precipitadamente até vc ter condições de parar, pensar, analisar a situação sob vários angulos, vários pontos de vista antes de saír fazendo as coisas como louca. Já quebrei a cara muitas vezes por causa de impulsividade... sem abstrair não dá para planejar a ação... eu, quando não utilizava a técnica da abstração, falei o que não devia, pior, escrevi o que nao devia e a palavra escrita um poder devastador. E complementando a técnica da ABSTRAIR, vem o próximo ensinamento que é DEIXAR A LAMA SECAR.
5) DEIXAR A LAMA SECAR
Vamos à explicação... quando cai lama na nossa roupa e vamos lavar imediatamente, a lama se espalha mais e suja a roupa toda porque está mole. Se deixamos a lama secar, fica mais fácil lavar porque se concentra só naquele ponto. Então, quando estou no FERVOR DO MOMENTO, uso a técnica de DEIXAR A LAMA SECAR... não falo no momento, espero e isso evita falar o que não devo no momento errado... melhor abstrair, refletir um pouco sobre a situação e só depois que a lama secar, me expressar. Isso ajuda a gente a não tomar decisões precipitadas e ajuda a não magoar as pessoas. Faço isso com tudo... digamos com quase tudo porque também não tenho sangue de barata e às vezes vai com a lama molhada mesmo... heheheheh

Nenhum comentário:

Postar um comentário