domingo, 17 de janeiro de 2010

LIGANDO PARA AS AMIGAS

Sabe aquele conversa .... que a gente tem que cultivar as amizades... que sem amigos a vida é vazia .... bla, bla, bla, bla, bla.... é pura verdade.
Não precisa ser nenhum gênio pra entender ... Tem horas (principalmente depois dos 30) que a gente fica se perguntando se seguiu o caminho certo.... e pensando como seria não ter casado, ter casado com outro, ter tido mais um filho, não ter tido filhos, ter beijado aquele amigo do escritório na festa de final de ano, não ter beijado aquele chato da boate que mordeu sua boca ..... e daí? com quem conversar? como saber? Ligando para as velhas amigas e descobrindo que elas também vivem as mesmas dúvidas.
Bom, nossa história começa em um dia em que a depressão estava dando indícios de estar achando o caminho de volta a este corpo. Resolvi colocar crédito no skipe (estou morando fora do país) e começar a ligar para 4 amigas.
A primeira delas é minha amiga há pelo menos 3 anos. Primeiro amigas no mestrado, ficamos mais íntimas quando descobrimos que estávamos passando por sérias crises no casamento e nos apoiamos uma na outra. Foi como voltar a adolescência e encontrar a melhor amiga... aquela que a gente fica grudada o tempo todo. Sabemos muitos segredos uma da outra .... chamamos nossa amizade de pacto, apenas Pacto .... bom, ela me contou sobre as víboras que trabalham como ela tinham armado uma armadilha ... sobre como seu marido continua distraído em relação a suas necessidades .... sobre a sua angústia diante da impossibilidade de engravidar e da viagem que vai fazer a Paris no próximo mês.
A segunda ligação foi para uma amiga que tem feito parte da minha vida há mais de 16 anos. Nossa amizade é marcada por alguns períodos de separação, de falta de contato, mas isto realmente não importa porque quando nos encontramos metralhamos a falar e contar tudo uma para a outra .... chamamos nossa amizade de Pacto dos Biscoitos de Beverly Hills (não posso explicar porquê, é segredo). Bom, esta amiga está no segundo casamento, com um marido que dá show de bola na cama (segundo ela, claro) mas, pra minha surpresa, ela disse que está considerando a separação, uma vez que o marido é muito introspectivo e não quer compartilhar a vida com ela (bom, sem mencionar o fato dele ter 2 filhas do primeiro casamento e não querer reverter a vasectomia para que ela possa engravidar). Fiquei triste quando ela me disse que já queria ter uma família estruturada, que estava na dúvida entre começar tudo de novo ou simplesmente se contentar com o que tinha .... mas esta minha amiga não se conforma com metades ... é tudo ou nada pra ela ... como ela mesma diz.... "EU NASCI PRA SER FELIZ .... mesmo que eu tenha que dar com a cara no muro... eu prefiro me estrupiar do que viver pela metade". Com esta amiga aprendi que há coisas dentro de uma mulher que são inacessíveis a qualquer homem.... há coisas na alma feminina que só as próprias mulheres podem entender.
A terceira amiga é uma figuraça .... chamo ela de maluquete ....nos conhecemos desde o maternal ..... éramos inimigas na pré-escola .... amiguinhas no primário .... amigas no ensino fundamental .... depois reencontrei-a quando ela fez faculdade com meu marido .... acompanhei todo o namoro, o nascimento da filha dela ainda na faculdade .... o nascimento do segundo filho muito próximo do nascimento do meu .... o nascimento do terceiro filho .... e a separação do marido. Foram períodos de proximidade e distância por causa do trabalho, da mudança de cidade.... mas em 2009 nos reencontramos e ela realmente precisava de alguém pra conversar, assim como eu. Deu-se assim o Pacto de Sangue, como chamamos a nossa amizade. Ela é certamente a pessoa com quem eu mais dou risada na vida .... nós duas juntas nos bastamos ..... nem a gente se aguenta quando estamos juntas..... Bom, na ligação recebi uma notícia bomba ... ela está grávida de um rapaz com quem estava saindo há um ano .... filho número 4.... e disse que estava muito feliz apesar do pai da criança ser uma cabeça de vento. Eu dei aquele sermão do "Eu te disse... eu te disse...." e eu tinha dito mesmo "Fica com ele ... transa com ele ... mas não vai me engravidar dele." Bom, ela vai abrir um novo negócio e mudar de cidade ... creio que este recomeço será bom para ela.
A quarta ligação foi para uma amiga recente, nos conhecemos há apenas 1 ano. Nossa amizade é chamada de Pacto da Cartomante .... vcs podem imaginar o porquê.... fomos juntas a cartomante e a mulher era realmente boa... começou a falar sem parar e acabamos sabendo tudo da vida da outra. Ela tem um filho e é separada.... ama um homem há 4 anos ... detalhe .... só o viu pessoalmente uma vez .... só fala com ele por internet .... ele quer ser monge budista. Bom, eu não entendo ela.... não poderia porque só sei amar o que posso tocar... mas respeito seus devaneios e torço por esta história de amor maluca.
Duas ou três horas depois de começar a ligar, percebi que os sintomas da depressão já tinham passado ... acho que ela chegou perto mas eu estava ocupada tentando entender o universo feminimo ... ela deve ter achado que eu ia demorar muito e foi embora.
Torço pelas minhas amigas, pela felicidade delas da mesma forma que torço pela minha felicidade.
Quero ficar velhinha com elas ao meu lado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário